Como fazer relatórios mais interessantes
O Instituto Claro é uma iniciativa da Claro que apoia projetos de educação, tecnologia, cidadania e cultura em todo o país. Todos os anos, eles produzem grandes relatórios sociais, onde contam sobre todos os projetos que apoiaram.
Relatório 2019
Como foi o briefing?
Relatórios sociais podem ser muito burocráticos e chatos. Nosso desafio era criar algo técnico e, ao mesmo tempo, inspirador.
O desafio
Nós entrevistamos dois grupos de pessoas: voluntários que tiveram suas vidas transformadas pelo trabalho em projetos e pessoas que tiveram as comunidades transformadas pelas iniciativas apoiadas.
Além disso, fizemos fichas que explicavam o impacto de mais de 200 projetos apoiados pelo Instituto..
Como fizemos
Com textos poéticos e emocionantes, conseguimos contar a história de pessoas comuns de vários lugares do Brasil que ajudam a transformar o mundo. Como o projeto foi feito no início da pandemia, encomendamos retratos feitos a lápis pelo artista André Toma, que trouxeram um outro tom ao projeto.
No final das contas



Astronautas coloridos e golfinhos na piscina de bolinhas
Como Adriane dormiu melhor
Tem gente que sonha muito. Todo mundo pode sonhar: pintores, contadores ou advogados. Mas realizar, fazer acontecer e mudar o que está ao redor, é só para quem quer muito um mundo todo novo. Um mundo real.
O Conexão Voluntária foi criado para conectar colaboradores da Claro com organizações que precisam de ajuda. A gente entra numa plataforma e descobre um universo de iniciativas que fazem a diferença. Precisam de alguém para construir brinquedos, conseguir doações de roupa, livros ou comida. Acho que nenhum de nós sabia o quanto tudo isso seria transformador quando começamos. Ninguém imaginou o quão diferente veríamos o mundo depois de viver experiências tão ricas.
Fizemos peças de teatro improvisadas, inventamos jogos de dama lindos, tudo com material reciclado. Ficamos com receio das crianças só quererem brinquedos da moda, mas o que levamos acabou sendo um trampolim para lançar a imaginação até o céu – e assim, elas viraram astronautas coloridos. Podiam construir uma piscina de bolinhas e nadar com golfinhos. Ser cientistas loucos, jogadores de futebol, reis e rainhas num castelo. Olhei pra tudo isso, e quem começou a imaginar tudo de novo, fui eu. Conhecemos a Rozeli, que trabalhava como gari e hoje coordena um projeto que ajuda centenas de crianças na periferia de Porto Alegre.
No começo, tive um receio enorme de levar brinquedos feitos à mão, com material que conseguimos na região. Será que elas iriam gostar? Mas, quem sabe, se você construir um brinquedo diferente, elas vão também vão construir um futuro diferente pra elas? As crianças amaram tudo que levamos.Já participei de muitos projetos. Poder ajudar, fazer parte disso tudo é uma sensação indescritível. Aprendi muito e me sinto muito privilegiada em poder fazer voluntariado como parte do meu trabalho. Mesmo dentro da minha rotina, com dois filhos pequenos e uma casa pra cuidar, consigo fazer parte de histórias incríveis, que nunca teria conhecido sem o projeto. Hoje, durmo muito melhor e posso ter sonhos profundos e mágicos, onde sempre posso ajudar mais – e trazer mais gente para ajudar comigo.

Relatório 2020
Como foi briefing?
A pandemia foi o maior desafio de 2020 para todos. Na época, ainda estávamos tentando entender como poderíamos criar conteúdo à distância, sem contato pessoal.
O desafio
Por tudo isso, criamos um relatório com uma série de entrevistas que falavam sobre a importância de ajudar. Será que um projeto social realmente muda as coisas?
Como fizemos
Fizemos uma série de entrevistas on-line com pessoas que entendem do dia-a-dia do impacto social, como Celso Athayde da Favela Holding,ou Fernanda Natividade, da Conexão Contra a Fome.
As entrevistas foram realizadas por jovens que vieram de projetos do Instituto.
No final das contas


